Para mim ou Para eu?

Para mim x Para eu

MIM – É pronome pessoal oblíquo e vem sempre precedido de preposição.

EU – É pronome pessoal reto. Devemos usar o pronome “eu” depois de “para” quando sua função for de sujeito na oração.

Veja os exemplos:

 

49-para-mim-para-eu-V2

 

Curta a página do blog Português sem Mistério no Facebook e siga-o no Twitter.

Revisão de Textos - Betty Vibranovski

4 comentários sobre “Para mim ou Para eu?

  1. Pronomes pessoais oblíquos – funcionam, quando átonos, como objeto direto, objeto indireto, adjunto adnominal, complemento nominal ou sujeito de infinitivo, com verbo causativo (deixar, mandar e fazer) ou sensitivo (ver, ouvir e sentir). Quando tônicos, funcionam como objeto direto preposicionado, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva ou adjunto adverbial.
    Pronomes pessoais retos – funcionam como sujeito, predicativo do sujeito ou vocativo, esse último com tu e vós.

    Curtir

  2. Muito legal o post, mas faço aqui uma pequena ressalva: nem sempre se pode usar o pronome “eu” entre o “para” e um verbo, como no seguinte exemplo: Não é fácil para mim entender isso.
    Mas como tudo na Língua Portuguesa sempre haverá as exceções, né?! Eu nem estranho mais.

    Curtir

    • Olá, Mayson.
      Você tem razão. Editei o post.
      Deve ser usado “eu” apenas quando a função desse pronome for de sujeito na oração. No exemplo da sua frase (“Não é fácil para mim entender isso”), “mim” não é sujeito. Perfeito.
      Obrigada pela mensagem.
      Abraço,
      Betty

      Curtir

Deixe um comentário